A influência da mitologia grega na arte


Muitos já devem conhecer sobre a mitologia grega - os grandes deuses e o seres mitológicos - tanto por filme, anime, livro ou animação. Você também já descobriu aqui na nossa Revista a origem da mitologia, pôde conhecer um pouco dos livros através das resenhas de Percy Jackson e As provações de Apolo. Você já até descobriu que a mitologia grega está em todo lugar. No entanto, o que poucos sabem é como a mitologia influenciou o mundo atualmente ou até mesmo a cultura.

Na época de 476 d.C., durante o Império Romano, a influência Greco Romano foi substituída pelo cristianismo. No entanto, durante a Terra Média ela foi retomada fazendo com que fosse desenvolvido um movimento cultural conhecido como Neoclassicismo (movimento nascido na Europa em meados do século XVIII), que teve larga influência na arte e cultura de todo o ocidente até meados do século XIX.

A mitologia também influenciou sobre uma visão de mundo de caráter religioso, fazendo com que mudassem visões e pensamento. Porém, conforme o tempo passa e a mitologia se aproxima dos dias atuais, ela mudou um pouco de sua influência sobre religião fazendo com que mudasse para um caráter artístico, como por exemplo o pintor Sandro Botticelli que não a encarava como uma entidade religiosa, mas como um ideal estético de beleza. Esse desenvolvimento na arte fez com que conseguíssemos nos aproximar mais do contato com a mitologia grega.

Com o tempo aconteceram três importantes obras que foram feitas, retratando algumas histórias importantes para poder se ter o conhecimento que temos hoje em dia. Para exemplificar a história de “Teogonia" que narra a origem dos deuses e também as duas histórias a "Ilíada" e a "Odisseia, que retratam algumas aventuras dos heróis gregos.

Conforme a arte foi se expressando cada vez mais através da mitologia grega, contando história pinturas ou até em teatros, foi trazido a nós a oportunidade de saber um pouco sobre a mitologia grega e, como se não bastasse ajudar grandes obras de arte, a mitologia também teve influência religiosa, com isso trazendo vários meios de representar os deuses e os seres mitológicos em cada forma que você possa imaginar.


198 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo-Revista-02.png