Elas na Literatura: Clarice Lispector



A autora é uma das mais conhecidas no Brasil. Os jovens – principalmente na internet – adoram Clarice Lispector e suas citações, elas são tão presentes que até mesmo frases que não pertencem à autora acabam levando o seu nome, se tornando até memes.


O que muitas pessoas não sabem é que, embora Clarice seja naturalizada como brasileira, ela é de origem ucraniana. Ela chegou ao Brasil em 1922, juntamente com seus pais e suas duas irmãs, quando ainda era bem pequena. A autora dizia que não tinha nenhuma ligação com seu país de origem: “Naquela terra eu literalmente nunca pisei, fui carregada de colo”. Ela sempre afirmou que sua verdadeira pátria era o Brasil e se considerava pernambucana.


A autora estudou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) o curso de Direito. Entretanto o seu interesse pelo meio literário sempre falou mais algo. Inicialmente ingressou nesta área como tradutora, mas não tardou até que se consagrasse como escritora, jornalista, contista e ensaísta. Ela se tornou uma das figuras mais influentes da literatura brasileira, além de ter sido também uma importante atuante do modernismo entre a nova geração de escritores de sua época. Clarice Lispector está entre os principais autores brasileiros do século XX.


A obra de Clarice é composta por cenas simples do cotidiano. Isso transformou seus livros e poemas em escritos que marcaram uma época. Quando a autora tinha apenas 24 anos, publicou seu livro de estreia: Perto do Coração Selvagem. E, ao fim da sua carreira, ela publicou Laços de Família, a Hora da Estrela e Um Sopro da Vida. Estas foram as últimas publicações da autora, que faleceu em 1977, um dia antes de completar 57 anos. Clarice Lispector deixou dois filhos e uma enorme obra literária composta por novelas, romances, crônicas, contos, entrevistas e literatura infantil. Além de claro, muita saudade.



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo-Revista-02.png