18 Nov 2019

Please reload

Posts Recentes

5 Filmes Inspirados em Livros

9 Nov 2017

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

A mitologia grega em todo lugar

         

 

       Todo mundo já leu em algum livro ou viu em algum filme, algo relacionado à Mitologia Grega. Claro, eu me refiro não só aos deuses que muitos conhecem bem, mas também as criaturas e história do berço da nossa civilização: a Grécia. Pensando nessa proposta, hoje viemos com a intenção de apontar onde encontramos nos filmes, livros, mangás e jogos, o melhor da Mitologia Grega.

      Não poderíamos começar sem ser com o famoso e popular jogo “God of War”. O jogo conta a história Kratos que usurpa num golpe de mestre o local de seu mentor: Ares, o deus da guerra. Após isso, Zeus, o deus dos raios e também o líder dos deuses gregos, se revolta contra Kratos. O universo de “God of War” é bem complexo e possui várias partes da mitologia grega, desde criaturas majestosas como os cavalos de Poseidon, até seres horrendos como a Medusa. Também encontramos o Tártaro e até mesmo a morada dos deuses: o Monte Olimpo. O jogo de God of War é uma saga inteira que vale a pena conferir.

       Para os mangás, resolvemos falar da história clássica de Masami Kurumada, Saint Seiya - Os Cavaleiros do Zodíaco. O título do mangá não revela nada sobre a aparição de criaturas mitológicas do mundo grego, mas no desenrolar da história vemos que esses cavaleiros, servem a Atena, a deusa da sabedoria. No início, podemos pensar que ela é o único ser da mitologia grega, mas logo nos deparamos também com os deuses Apolo, Ártemis, Poseidon, Hades, Hypnos e Thanatos. Sem contar que há criaturas gregas que foram batizadas em constelações. Curiosos? Acredite, vale a pena acompanhar esses cavaleiros.

       E lembrando dessas criaturas, podemos falar agora sobre a série de livros “Olimpo em Guerra”. Esta saga de cinco volumes, retrata quando Emilly e seu amigo Joel ajudam Pégasus, o mitológico cavalo alado, depois de ter sido atingido por um raio. A história chegou a ser muito criticada por ser um possível “plágio” da obra de Rick Riordan: Percy Jackson & os Olimpianos. Mas não perde seu valor por isso. Vamos ler?

         No mundo da animação, temos o clássico da Disney: Hércules, que conta a história de Hércules filho de Zeus e Hera, foi “envenenado” por seu tio Hades, já que quer roubar o trono de Zeus. Em meio a esse reboliço, os estúdios da Disney souberam retratar os deuses gregos de forma cômica, para entreter o público alvo que são as crianças.

      Por último, vale relembrar do título “A fúria do Titãs”. Em dois filmes, acompanhamos a história de Perseus, filho de Zeus, que se encontra sozinho em uma batalha de Deuses para salvar sua família. Com um grupo de guerreiros, ele embarca numa missão para prevenir que Hades destrua a terra. Hora de fazer a pipoca e preparar a sessão cinema!

         O universo grego está presente em várias partes de livros, filmes, jogos e etc. Por isso, a mitologia grega é completamente importante para a nossa vida atual; por mais que não a percebemos, estamos sempre conectados com ela. Dragões, hidras, pégasus, heróis, sereias, bruxas, deuses, morte e vida, culinária, música, filosofia e etc. Temos que agradecer aos gregos por nos emprestar essa cultura tão mágica e divina.

 

Please reload

Please reload

Arquivo
Logo-Revista-02.png