18 Nov 2019

Please reload

Posts Recentes

5 Filmes Inspirados em Livros

9 Nov 2017

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Entre a Terra e o Céu

             

 

               Sabemos que a Mitologia Grega é composta por uma infinidade de deuses com significados ou representações diferentes. Mas você já se perguntou de onde surgiram esses deuses? Como ela se transformou no que é hoje? Bem, para sua sorte, hoje vamos falar sobre isso!

           Vamos iniciar com chave de ouro! Para começar, falaremos sobre os criadores dos titãs (e até mesmo dos deuses): Urano e Gaia. Não podemos comentar separadamente, pois a história deles foi um tanto desastrosa que até comparamos com uma Novela Mexicana!! Podemos dizer que a relação dos dois, era um pouco perturbadora, já que Gaia (personificação da Terra) era mãe de Urano (personificação dos céus), e junto os dois tiveram doze titãs:  Oceano, Céos, Crio, Hiperião, Jápeto, Teia, Reia, Têmis, Mnemosine, Febe, Tétis e, por fim, Cronos. Urano podia prever o futuro. Temendo o poder de seus filhos, os trancafiou no útero de Gaia novamente. Essa atitude gerou dor insuportável, restando a Gaia apenas uma única opção: Clamar por socorro e vingança a seus filhos. Mas apenas o caçula Cronos, aceitou ajudar sua mãe. Então, Gaia retirou Cronos de seu útero com ajuda de Nix (deusa, personificação da noite), e o escondeu para que Uranos não percebesse sua presença. Dito e feito!! Quando Uranos foi se juntar a sua esposa, foi surpreendido por Cronos, que o atacou e cortou seus testículos, separando então o Céu da Terra. Com esses ato, algumas gotas de esperma de Urano caiu sobre a Terra, dando origem assim aos Gigantes Erínias e Melíades.

            Cronos então assumiu a posição de seu pai, e libertou seus irmãos, mas acabou seguindo o mesmo caminho de seu pai. Percebendo o poder de seus irmãos, novamente os trancou em Gaia, que revoltada com a traição e petulância de seu filho, planeja uma nova vingança!

               Cronos assumiu o poder de seu pai e casou-se com Réia, com quem teve três famosíssimos filhos: Zeus, Poseidon e Hades.

               Posteriormente, Cronos foi avisado por Uranos que seus filhos iriam o trair e, amedrontado, devorou apenas Poseidon e Hades quando ainda eram recém-nascidos. Mas uns do pontos mais importantes para isso não ter saído como Cronos esperava, é que Gaia ainda planejava uma vingança contra Cronos( E olha que nem escorpiana ela é!). Junto a Réia, bolou um plano bem tosco: trocar o corpo de Zeus por uma pedra enrolada em trapinhos. Por incrível  que pareça, Cronos caiu como um patinho! Quando foi devorar seu último filho, engoliu a pedra. Assim, Réia escondeu Zeus em uma caverna, onde foi criado por uma ninfa Amalteia.

                Quando chegou a idade adulta, Zeus( que por coincidência era o mais novo de seus irmãos, assim como Cronos!) declarou guerra contra tirania de seu pai e aos demais Titãs com apoio de Gaia. E essa luta durou por longos cem anos, sem avanço nenhum dos dois lados. Gaia, novamente sem opção, prometeu a seu filho que ele venceria e se tornaria rei se ele descesse ao Tártaro e libertasse três ciclopes e três hecatônquiros. Ouvindo a palavra de Gaia, os libertou e venceu Cronos...E com Zeus aprendemos: “ O feitiço vira-se contra o feiticeiro!”. Logo tornou-se o novo rei e criou o Olimpo. Mas quando assumiu o poder, pediu para que os hecatônquiros vigiassem os Titãs, e pela terceira vez Gaia se revolta (Essa mulher não sossega, senhor!!) mandando força total para destruir Zeus.

                 Seu primeiro ato foi dar a luz aos Andróginos, seres que possuíam os dois órgãos genitais. Os andróginos foram designados a escalar o Olimpo, mas Zeus seguindo conselhos de Têmis, acertou os andróginos na coluna, a fim de dividi-los ao meio. Zeus novamente sai com a vitória.

                Em outra tentativa, Gaia uma cria uma planta, com o poder da imortalidade, feita especialmente para os Gigantes… Mas como toda plantinha, ela precisava de sol para crescer. Ao saber disso, Zeus usando seu cérebro, proibiu que Hélio, Selene e Eos subissem ao céus, e a planta escondida com Nix, foi descoberta e destruída.

                 Arrasada, humilhada, Gaia recorreu ao seu filho mais horrendo, Tifão. Os deuses se uniram contra a criatura e a derrotaram.

                 Gaia perdeu suas esperanças e se rendeu, concordando que nunca mais voltaria a se revoltar contra o Olimpo. Virando assim uma Titã Olímpica.

                  Logo Zeus criou os homens, que construíram quase tudo. Todavia, Zeus teve relações com várias mulheres tanto humanas, quanto mitológicas ou até mesmo deusas,  dando origem assim aos semideuses, deuses e criaturas.

 

Please reload

Please reload

Arquivo
Logo-Revista-02.png