30 Oct 2019

Please reload

Posts Recentes

5 Filmes Inspirados em Livros

9 Nov 2017

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Bem-vindos ao mundo da Transmídia

 

     

         Você já assistiu Matrix? Se não, eu tenho a absoluta certeza que pelo menos já ouviu falar sobre. Matrix é um exemplo de transmídia, que significa ao pé da letra: uma forma audiovisual de contar uma história. Entende-se por transmídia toda e qualquer história que se conta por diversas mídias diferentes, tais como a TV, computador, jogos e livros.  Sabendo isso, logo nos encontramos com vários tipos de histórias dessa forma. 

     Aqui vamos explicar direitinho a transmídia. Normalmente, é usada também a palavra transmedia, mas os termos não mudam no caso do significado. A transmídia é algo que traz para o receptor (que somos nós), coisas complementares de sua história, através de mídias completamente diferentes em si. Como o exemplo próprio listado acima que é Matrix. A série Matrix traz filmes, jogos e muito mais. Em contrapartida, temos que desmistificar a diferença entre a transmídia e a crossmedia que é algo com um propósito análogo à transmídia, com a divergência em que esta última tem a mesma história, só que passada de formas diferentes, como a saga de Harry Potter, que conta a mesma história tanto nos jogos, livros e filmes.

 

    O maior exemplo e mais conhecido é o Matrix de fato, mas há outros exemplos de transmídia, como de uma autora japonesa chamada Yana Toboso, autora de um dos melhores mangás (em nossa humilde opinião) que é Kuroshitsuji.

 

 

 

 

       A história do doce mordomo demônio - Sebastian - possui em sua história original um mangá, com complementos do animê, filmes e OVA que, quem não os assiste, fica por ora sem entender a sua história.

        A única diferença dentre Kuroshitsuji e Matrix se dá pelo fato que Toboso fez o mangá e toda sua história lá, já os produtores da Aniplex (que dão vida e cor à Kuroshitsuji), fizeram um modo diversificado de espalhá-lo como o OVA, o animê e o filme lançado em 2017. Logo em contrapartida, a transmídia vem para animar os seus queridos receptores a ter melhores formas de compreender as histórias trazidas por um autor, sendo assim, de forma mais participativa, pois a ela não traz somente vídeo como filmes, ele traz jogos como forma de incrementar a história proposta pelo autor.

       Dado este auxílio para entender como funciona a transmídia (ou transmedia), já fica fácil reconhecer quais são as mais diversas histórias que encaixam nesse título, pois conhecemos inúmeras histórias que cabem aqui. Com base nas pesquisas, nós descobrimos que a transmídia é um tipo bem usual para ajudar na divulgação de várias histórias que podem ser contadas e escritas por qualquer pessoa, só basta o suporte para que aconteça a transmídia nas nossas vidas.

 

Please reload

Please reload

Arquivo
Logo-Revista-02.png