30 Oct 2019

Please reload

Posts Recentes

5 Filmes Inspirados em Livros

9 Nov 2017

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Elas na literatura: Chimamanda Adichie

 

 

Chimamanda Ngozi Adichie é uma escritora que cresceu na Nigéria. Seu trabalho foi traduzido para mais de trinta idiomas e apareceu em diversas publicações – como o Financial Times. Ela ficou conhecida por seu TED Talk de 2009 sobre “O perigo de uma única história”, e atualmente esta é uma das palestras mais vista de todos os tempos. Em 2012 ela fez uma segunda apresentação, “Todos Devemos Ser Feministas”, a qual reverberou um debate mundial sobre feminismo, que foi publicada em forma de livro em 2014.

 

Tanto em seu livro quanto em seu discurso nos TED Talks, Chimamanda traz suas próprias experiências para ilustrar como a sociedade se porta frente às questões de gênero. Em uma de suas primeiras frases ela conta quando foi “xingada” de “feminista” pela primeira vez, por seu melhor amigo de infância. O fato ocorreu durante um debate caloroso com o recém-conhecimento que eles haviam adquirido após uma leitura. Ela então, curiosa, após o término da discussão foi rapidamente procurar o significado da palavra em um dicionário. O que ela encontrou foi: “Feminista, a pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos”. Isso lhe deu grande compreensão do termo, e de reconhecer-se nele.

 

A autora, foi capaz de se destacar em meio um mundo tão globalizado e cheio de informações. Seu modo simples e profundo de falar sobre a desigualdade existente entre homens e mulheres transformou centenas de pensamentos sobre o que de fato é feminismo, sobre o motivo pelo qual é tão importante falar sobre isso. Para Chimamanda “o problema com os papéis de gênero, é que eles prescrevem como nós devemos ser, ao invés de reconhecer como nós realmente somos”. Ela, mulher, negra, de origem africana, mudou pra sempre o mundo literário, e vive para desconstruir cada dia um pouco mais o machismo.

 

Please reload

Please reload

Arquivo
Logo-Revista-02.png