18 Nov 2019

Please reload

Posts Recentes

5 Filmes Inspirados em Livros

9 Nov 2017

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Livros podem cometer crimes?

 

 

As histórias Noir são violentas, sujas, chuvosas, escuras, urbanas, pessimistas e revelam muito sobre a sociedade. O termo francês que significa negro, algo noturno, o Noir possui raízes em Edgar Allan Poe, Agatha Christie e Arthur Conan Doyle. Esses autores utilizaram da estrutura Whodunit, cujo foco era uma investigação criminal pelas ruas das grandes cidades. O gênero detetive modificou-se após as Guerras Mundiais, pois a população passou a enxergar a sociedade como algo trágico e ausente de esperança.

 

A Flipoços 2019 trouxe mais uma vez o Quinta-Feira Noir, minha parte favorita do evento. Três escritores foram convidados para falar sobre o tema “Como escrever romances policiais no Brasil violento de hoje?”

 

Ronaldo Bressane prefere o termo “romances criminais” e comenta que na maior parte das histórias Noir, a polícia é incompetente ou corruptível sendo alguém de fora a solucionar o caso. O que ele considera mais interessante é a luta dos protagonistas para manter seus valores num universo degradado.

 

O escritor acredita que as histórias Noir são uma análise da mente humana, pois a violência faz parte de sua natureza e compreender a origem dos crimes é o primeiro passo para acabar com eles. Ainda afirma q