30 Oct 2019

Please reload

Posts Recentes

5 Filmes Inspirados em Livros

9 Nov 2017

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Únicos e livres, mas não sozinhos

 

       

 

 

       Mário Sérgio Cortella, um filósofo, educador, professor universitário, palestrante e escritor deu uma incrível palestra no Flipoços 2019. Sua esperada visita nos presenteou com a estreia de sua mais nova obra “ Nem anjos,nem demônios”. Em seus ensinamentos ele afirma a ideia de que nós humanos temos o poder de escolha,entre anjos e demônios, ou melhor dizendo, podemos decidir entre uma vida de virtudes ou de vícios, como seu próprio livro nos diz.

       Além do esperado, também cedeu alguns minutos do seu tempo para uma coletiva de imprensa na qual nós da revista 9 ¾ não poderíamos ficar de fora!

 

      Nós questionamos as opiniões do prof. a respeito de alguns assuntos, dentre eles a proposta da retirada das disciplinas de filosofia e sociologia nas universidades. Sabemos que a ideia central é realizar um corte nos gastos e Cortella faz uma análise a respeito dizendo: “[...] o governo pode fazer a proposta, mas ela é, não só fora de hora, como ela não tem nenhum tipo de fundamento.”. Seguindo suas ideias, ele deixa em aberto seu posicionamento sobre o tema, fazendo observações a respeito da presença de filósofos e sociólogos no governo nazista e nas ditaduras, o qual não foram capazes de impedir tais crimes contra a liberdade.Também  levanta questionamentos sobre o valor de que todas as disciplinas se completem, cada uma impulsionando a outra e sendo em um conjunto importante para a formação de indivíduos. Ainda no contexto sociedade, ele tenta definir a democracia no sentido geral e também a que vivemos aqui no Brasil : “A democracia não é a ausência de ordem, a democracia é a ausência de opressão [...] ela é a construção coletiva da ordem.” diz o filósofo.

 

    Ao fim deste encontro podemos adquirir um imenso aprendizado, entendendo como tudo no mundo pode estar interligado, nossas escolhas e atitudes não definem apenas quem somos, no entanto podem gerar impacto em várias outras pessoas. Não estamos sozinhos, mas sim um todo, uma das características da humanidade é se organizar em sociedade e trabalharmos em equipe com o propósito de gerar um bem coletivo!

 

       E se vc gostou desse papo e quer saber mais nossa visão e reflexões sobre a palestra, da uma conferida no artigo que o nosso escritor Fabrício escreveu.  

Please reload

Please reload

Arquivo
Logo-Revista-02.png