18 Nov 2019

Please reload

Posts Recentes

5 Filmes Inspirados em Livros

9 Nov 2017

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Literatura negra e periférica é tema da segunda edição do Papo Enem

 

 

 

Enem, vestibulares, provas, livro. Esses são os principais assuntos que rodeiam a cabeça de um pré-vestibulando. Com a correria cotidiana de estudar matemática, física e português, os livros acabam sendo esquecidos ou deixados em segundo plano, o famoso “se sobrar um tempinho eu leio”. Para facilitar o acesso ao conhecimento literário, a Revista Página 9 ¾ está promovendo o Papo Enem, um bate-papo descontraído, geralmente sobre dois livros, com um(a) professor(a) convidado(a) e um mediador integrante da revista. 

 

A segunda edição acontecerá na próxima sexta (27), às 14h, com o livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, e a obra Sobrevivendo no Inferno, de Racionais MC’s. A jornalista mestre em comunicação pela Unicamp, Jéssica Balbino, atua com literatura de periferia e será a convidada dessa rodada. A mediação será feita pela jovem escritora Rafaella Rennó. O encontro é gratuito e transmitido ao vivo pelas páginas da revista no Instagram e Facebook.

 

Quarto de Despejo é um diário de uma mulher negra, favelada e poetisa. Ao ser lançado, em 1960, o livro foi traduzido para 14 idiomas, alcançando 40 países. Com o passar dos anos, acabou sendo esquecido e apenas em 2018 foi resgatado pela lista obrigatória de leitura dos vestibulares. Já Racionais, foi inserido em 2018, e este ano a obra Sobrevivendo no Inferno é o