30 Oct 2019

Please reload

Posts Recentes

5 Filmes Inspirados em Livros

9 Nov 2017

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Divertindo a mente com o Enem

 

 

O famoso Enem está cada vez mais perto e, junto com ele, o desespero. Nós estudantes ficamos tão perdidos nessa época do ano... queremos estudar tudo e nada ao mesmo tempo. Mas calma, enfiar a cabeça nos livros e apostilas agora só vai nos deixar mais nervosos. Então, que tal relaxar estudando? (simmmmm, tem como fazer isso!). Separei alguns filmes e séries da Netflix com temáticas interessantíssimas para a prova, podendo ser usado na redação (tanto para alusões, quanto para aumentar sua argumentação), conhecimentos de mundo e até mesmo a matéria teórica!


Começaremos pelas séries, The Crown é inspirada na história da rainha Elizabeth II. Mostra a inserção da mulher na sociedade (mesmo com os costumes reais), política e economia. Em alguns episódios as leis e acontecimentos históricos são relatados mais detalhados, como no episódio 4, com a temática da Lei do Ar Puro (1956). 

 

Black Mirror é um clássico,  tanto na redação, tanto na construção de argumentos. Seu tema é tecnologia e os episódios não tem ligação nenhuma (você pode assistir sem ordem), aborda temas como controle parental, pedofilia, vício nas redes sociais entre outros. 

 

A série Explicando, explora conteúdos variados, desde as moedas digitais até o fracasso das dietas, um bom recurso para provas de atualidades. 

 

Por fim, Merlí, história de um professor divertido e diferente dos outros com a missão de fazer seus alunos apaixonarem por filosofia, a série também aborda assuntos como sexualidade, respeito pela vida escolar etc.

 

Atualmente, não somos tão chegados em documentários como antes, porém, há alguns ótimos para assistirmos antes das provas. Um ótimo jeito de estudar história é com  Guerras do Brasil.doc, ele é dividido em 5 episódios e cada um, pesquisadores e professores relatam as guerras que o nosso país participou, como a Guerra da Conquista, Guerra do Paraguai, Revolução de 1930...

 

Um pouco mais atual, Democracia em Vertigem mostra a ascensão e queda de Lula e Dilma (você que é de um posicionamento político oposto ao deles, não de acanhe, história é história, precisamos conhecer!). 

 

Também é preciso entender o que ocorre fora do Brasil, para isso, A 13° Emenda é o ideal. Estudiosos, ativistas e políticos analisaram a relação da população negra dos Estados Unidos com a criminalização e aumento das prisões, nos dando as informações ideias para construir uma ótima redação e ter bons argumentos. 

 

Partindo para a geografia, Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade nos mostra o outro lado do aquecimento global, a agropecuária, que é um dos principais motivos da dizimação dos recursos naturais, nos ajudando resolver questões que sempre ficamos em dúvida!

 

Por fim, mas não menos importante, os filmes. Capitão Fantástico sem dúvidas é meu preferido dessa lista! Ele conta a história de um pai que cria seus filhos fora da sociedade e as crianças acabam sofrendo um choque cultural, é perfeito para usar na redação em temas como consumismo, educação ou tudo que envolva a sociedade! 

 

O menino de pijama listrado e Ele está de volta mostra os dois lados do nazismo, enquanto o primeiro mostra os campos de concentração e o cotidiano dos judeus, o segundo já uma ficção em forma de comédia, porém, envolve muito a crítica publicitária e até mesmo história! 


Espero ter conseguido ajudar! Não enlouqueçam e façam a prova com calma! Nós da Revista Página 9 ¾ desejamos uma boa prova! <3

Please reload

Please reload

Arquivo
Logo-Revista-02.png