18 Nov 2019

Please reload

Posts Recentes

5 Filmes Inspirados em Livros

9 Nov 2017

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Biblio ao ar livre

 

 

 

Há algum tempo atrás, milhares de cidades ao redor do mundo aderiram às chamadas Bibliotecas ao ar livre, um tipo de biblioteca gratuita com o objetivo de divulgar novos e clássicos livros, best- sellers,HQs, entre outros, incentivando a leitura de forma gratuita e simples. Elas são instaladas em antigas cabines telefônicas, metrôs, estações de trens e lugares públicos no geral, onde as pessoas podem pegá-los emprestados rápido e facilmente. Também são permitidas as doações de livros nesses locais por livre e espontânea vontade, ou em troca do que foi pego. 

 

Entretanto, apesar da excelente ideia e iniciativa, nem tudo são rosas. Com a correria do dia a dia não nos atentamos a esses pequenos detalhes, não nos deixamos encantar pelo maravilhoso aroma dos livros ali deixados, não nos permitimos tocar as amareladas páginas de um misterioso livro. Estamos sempre distraídos, com tanta pressa que nos esquecemos até mesmo de retribuir o favor que aquele lugar nos fez quando pegamos uma de suas maravilhosas histórias e não deixamos outros no lugar. Acabamos não deixando livros extremamente interessantes, que foram especiais para nós, outros livros que nos ofereceram tanto e agora não nos servem mais. Mais do que isso, esquecemos de que aquele pequeno livro, mesmo surrado, pode mudar, inspirar e ensinar um outro alguém.

 

É inegável como preferimos algo com a aparência mais agradável, entretanto não podemos negar que os poucos que são deixados são incríveis histórias que pessoas julgam pela capa. Eu mesma, por exemplo, deixava de pegar livros pela maneira em que estavam. Sendo eles sujos ou com pequenos rasgos. Mas isso não deveria nos impedir de conhecer seus conteúdos. Uma ideia bem simples e criativa é pegar esses livros, renová-los e deixá-los à sua maneira. 

 

Muitos reclamam de terem apenas livros didáticos, porém em uma longa conversa com um amigo, chegamos a conclusão de que isso não é de todo ruim. Suponhamos que você em um dia de pressa tenha esquecido seu livro de matemática em casa bem no dia de um grande teste, não seria de grande vantagem que na frente de sua escola alguém tenha preferido entregá-lo a uma dessas bibliotecas? 

 

Muitas dessas bibliotecas existentes aqui na cidade de Poços de Caldas, e estão localizadas em lugares de fácil acesso, como por exemplo, na rua São Paulo, onde a biblioteca é uma cabine telefônica vintage. Outros exemplos de onde esses espaços estão localizados são em terminais e supermercados. Apesar de poucos notarem ou retribuírem, a melhor escolha é acolhe-los, cuidá-los e ajudá-los a crescer. Concorda?



 

Please reload

Please reload

Arquivo
Logo-Revista-02.png